domingo, 20 de abril de 2014

Vestibular - UERJ 2014 - Biologia - Questão 3 comentada

Vestibular - UERJ 2014 - Biologia - Questão 3 comentada.


Cientistas produzem primeiro hambúrguer de laboratório. O primeiro hambúrguer totalmente cultivado em laboratório foi preparado e degustado durante uma entrevista coletiva em Londres.


Cientistas transformaram células-tronco de uma vaca em fibras musculares esqueléticas, em quantidade suficiente para preparar um hambúrguer de 140 gramas.
Os pesquisadores disseram que a tecnologia poderia ser uma forma ecologicamente sustentável de atender à  demanda crescente por carne no planeta, pois sua produção gasta 45% menos energia, emite 96% menos gás metano e gasta 99% menos hectares de terra para a mesma quantidade de carne convencional.
Adaptado de O Globo, 06/08/2013.


Nomeie as duas proteínas mais abundantes das fibras musculares, responsáveis por sua contração. Explique, ainda, a relação entre a expansão mundial dos rebanhos de bovinos e o aumento do efeito estufa.
Objetivo: Nomear proteínas relacionadas com a contração muscular e explicar a relação entre o aumento dos rebanhos de criação de gado e o efeito estufa.

Item do programa: Multiceluraridade

Subitem do programa: Classificação, estrutura e funções dos tecidos animais e vegetais
Item do programa 2: Bases da ecologia
Subitem do programa: Poluição e desequilíbrio ecológico


Comentário da questão:

As células musculares são especializadas para a contração e têm altas quantidades das proteínas actina e miosina, principais responsáveis pela atividade contrátil, que se organizam em filamentos formados por duas ou mais dessas moléculas. 
O rúmen dos bovinos é uma câmara fermentativa. Nela, bactérias simbióticas produzem grande quantidade de gás metano no processo de digestão da celulose. O metano, que é eliminado do organismo dos animais principalmente pela boca e pelos orifícios nasais, mas também pelo ânus, contribui para o aumento do efeito estufa na atmosfera terrestre.
Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário