terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

UERJ- 2014 Geografia - Questão 1 comentada

UERJ- 2014 Exame Discursivo de Geografia - Questão 1 comentada.

No pouco que resta de Floresta Amazônica no Maranhão, vive o povo Awá, conhecido como "o mais ameaçado do planeta". São pouco mais de 400 pessoas, cercadas de municípios que dependem da extração da madeira. Os Awá falam guajá, do tronco Tupi. Só alguns sabem um pouco de português. Eles são um dos últimos povos apenas caçadores e coletores. Vivem da floresta e pela floresta.
A terra dos Awá-Guajá já foi demarcada, homologada e registrada com 116.582 hectares. Ela está dentro da Reserva Biológica do Gurupi, que foi criada pelo presidente Jânio Quadros em 1961 e tem o mais alto nível de proteção ambiental. 
Mesmo assim, sofre a ação de grileiros e madeireiros derrubando a floresta e encurralando os índios. 
Miriam Leitão
Adaptado de O Globo. 04/08/2013.


Com base no conjunto das informações, apresente duas justificativas para a criação de unidades de conservação ambiental e duas justificativas para a demarcação de reservas indígenas.

Objetivo: Justificar a coerência da ação de delimitar espaços de preservação sociocultural e ambiental.
Item do programa: Relação sociedade-natureza
Subitem do programa: Gestão dos recursos naturais e as estratégias para a preservação do patrimônio ambiental
Item do programa 2: Organização e ação do Estado
Subitem do programa: Políticas públicas de caráter nacional e regional e seu papel na estruturação do espaço geográfico

Comentário da questão:
Memória social, patrimônio ambiental e patrimônio imaterial são instâncias inseparáveis, que incluem as diferentes manifestações culturais das quais são tributárias as sociedades do presente.
Em virtude dessa perspectiva, justificam-se tanto as delimitações de áreas de conservação ambiental quanto as de reservas indígenas. Com as primeiras, são favorecidos a preservação de mananciais, a manutenção da biodiversidade e dos ciclos naturais do clima, o aproveitamento de substâncias e componentes naturais, assim como a geração de fluxos turísticos para fins de emprego e renda. A demarcação de reservas indígenas, por sua vez, promove a preservação de saberes locais, a manutenção da etnodiversidade, a preservação da diversidade cultural do Brasil e a conservação do modo de vida das nações indígenas.

Fonte: http://www.vestibular.uerj.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário